Política de Privacidade LUMAR TELECOM - Agente Autorizado Claro

Conectividade, diversão e entretenimento é a nossa marca!
Nós, da Lumar Telecom – agente Autorizado Claro, buscamos sempre melhorar nossos Produtos, Serviços e Plataforma, mantendo uma relação de confiança e transparência com você, que segue com a gente.

É por isso que criamos esta Política de Privacidade, que tem tudo o que você precisa saber sobre o tratamento dos seus dados pessoais. Vamos lá?

Antes de começarmos, uma breve explicação...

Existem várias situações que exigem que a gente colete e trate seus dados pessoais, que são todas aquelas informações que podem te identificar.

Em todos os casos, precisamos seguir as regras da LGPD, ou Lei de Proteção de Dados, bem como as recomendações da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), que é o órgão responsável por ficar de olho no cumprimento das leis sobre proteção de dados.

Tudo isso é feito para garantir sua segurança e privacidade como Titular dos Dados Pessoais. Agora, confira mais detalhes!

Quais dados pessoais coletamos?

Dados cadastrais e de qualificação:

nome, CPF, RG, CNH, data de nascimento, gênero, profissão, idade, fotos, áudios, vídeos, estado civil, nacionalidade, naturalidade, filiação, telefone, e-mail, endereço

 

Dados de navegação e uso dos produtos e serviços Lumar Telecom – Agente Autorizado Claro:

dados sobre navegadores e dispositivos (IP, atividade do sistema, data, hora e URL), dados sobre ligações e telefonia (destino, duração e envio de mensagens SMS, chamadas realizadas e recebidas, envio de SMS, volume de dados utilizados, antenas que te atendem), registros de conexão à Internet e de acesso às aplicações da Lumar Telecom – Agente Autorizado Claro, IMEI, MacAddress, histórico e informações de navegação na Internet, dados coletados por cookies.
 
 

Dados e consumo de preferências:

informações sobre seu perfil (como histórico de consumo), saldo de recarga e promoções, pagamentos, reclamações, visitas técnicas, ofertas contratadas e pesquisadas, trocas de serviços, contatos com a Lumar Telecom – Agente Autorizado Claro, informações sobre seu número de telefone, etc.
 
 

Dados de localização:

dados de geolocalização e de outros que possibilitam saber a sua localização em tempo real, por meio de coordenadas de latitude e longitude e um raio de precisão.
 
 

Dados baseados na sua interação com os nossos serviços e consumo de conteúdo:

interações entre ID do equipamento utilizado e nossos serviços, como cliques em conteúdos, conteúdos assistidos (plays), favoritos, avaliações, compra e aluguel de filmes, conteúdos assistidos na TV linear, criação de lembretes de programas de TV e conteúdos agendados para gravação.
 

Gravações telefonicas do SAC:

chamadas gravadas ao ligar para o Atendimento Claro.

Para que precisamos dos seus dados?

Fornecer nossos produtos e serviços e executar nosso contrato com você. Nesse caso, precisamos coletar seus dados para, por exemplo, cadastrar seu contrato como cliente, cobrar pelos serviços contratados, melhorar nosso serviços, atender ordens de serviço, realizar recargas, etc. Os produtos e serviços em referência neste Aviso são:

• Mobilidade: Telefonia móvel e Telefonia fixa;
• Entretenimento: Claro TV, TV+, Música e Serviços Digitais;
• Conectividade: Virtua e Wi-fi; e
• Soluções para Empresas: PME, Claro Empresas e Embratel.

 

Conversar com você, enviar atualizações, divulgar campanhas de marketing e publicidade, viabilizar sua participação em promoções, enviar newsletter e ofertas, entender seu perfil para enviar conteúdos personalizados, responder suas dúvidas e comentários, encaminhar avisos relevantes sobre nossas atividades e atualizações que impactam o seu relacionamento conosco, etc.

 

Cumprir nossas obrigações legais e regulatórias, ou até ordens judiciais.

 

Exercer nossos direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

 

Análise de Crédito: para realizar estudos e inferências úteis para fins de proteção ao crédito.

 

Evitar fraudes, zelar pela sua segurança e proteger o crédito, auxiliando, por exemplo, nas sua autenticação para acessar nossos produtos e na prestação dos nossos serviços.

 

Viabilizar nossas atividades, personalizando suas preferências para oferecer produtos e serviços mais adequados a você.

 

Criar e aprimorar produtos e serviços não relacionados à publicidade, como o produto Claro Valida.

 

Recomendar conteúdos de TV personalizados de acordo com suas preferências.

 

A Lumar Telecom – Agente Autorizado Claro trata dados pessoais de crianças e adolescentes?
Nós não temos o objetivo de coletar ou, de alguma forma, tratar dados pessoais de menores de 18 anos, uma vez que o nosso website, e-commerce e demais canais são voltados somente para navegação de maiores de idade.


Contudo, em situações específicas, dados de menores poderão ser tratados para, por exemplo, parcerias comerciais e produtos que possam abranger esse público. Nesses casos, adotaremos as medidas necessárias para garantir que o tratamento ocorra de acordo com a legislação aplicável e com o melhor interesse do menor.

E se você for um potencial cliente Lumar Telecom – Agente Autorizado Claro: como seus dados são tratados?
Se você entrou em contato com a nossa Central de Vendas para contratar um produto ou serviço, mas interrompeu a contratação, o seu contato fica registrado e podemos retorná-lo para entender melhor como podemos ajudar.


Da mesma forma, se você entrar em algum de nossos sites e escolher alguns produtos, mas abandonar o carrinho, vamos lembrá-lo dessa intenção de compra para confirmar se você mantém o interesse.


Também obtemos informações de empresas com base de dados legítimas e de procedência adequada para buscar trazer novos clientes para a Lumar Telecom – Agente Autorizado Claro.


Para esses contatos, contamos com agentes autorizados, que vendem nossos produtos e serviços e realizam atendimento conforme previsto na regulamentação, seguindo as boas práticas relacionadas, inclusive consulta aos cadastros Não Me Perturbe e Não Me Ligue.

Como coletamos os seus dados?

Podemos obter seus dados pessoais das seguintes formas:

Informações fornecidas diretamente por você:

• ao navegar em nosso website ou quando você solicita informações para a contratação online dos nossos serviços;
• ao nos enviar mensagens pelo Whatsappchatbot ou e-mail;
• quando você interage com nossos anúncios e propagandas, nossas redes sociais ou quando realizamos nosso atendimento via Unidade de Resposta Auditável – URA;

Informações obtidas de terceiros:

• por contratantes da Claro, como consultores, prestadores de serviços e fornecedores que nos auxiliam a oferecer produtos e serviços cada vez melhores ou até mesmo para desenvolver campanhas de marketing para promover nossas atividades;
• quando precisarmos contratar serviços para as etapas de validação antifraude e análise de crédito, casos em que usamos sistemas de terceiros;
• em casos de portabilidade de número;
• para atendimento das suas solicitações, quando determinado pelo órgão regulador de telecomunicações, a Anatel;
• para identificar demandas direcionadas a entidades de consumidores, como o Procon ou de Autoridades Judiciais;
• para processar valores de doações a terceiros em documentos de cobrança;
• para atender às requisições de Autoridades Administrativas e Judiciais para que a Lumar Telecom – Agente Autorizado Claro preste informações/esclarecimentos.
 

Informações obtidas automaticamente:

• pelos dispositivos que você utiliza para acessar nossos canais. Nesse caso, a coleta ocorre por meio de cookies e tecnologias similares.

O que são cookies e como a Claro os utiliza?

Os cookies são arquivos de texto que podem ser armazenados em seus dispositivos eletrônicos quando você visita o nosso site. Por aqui, nós os utilizamos para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para gerar publicidade.

Por quanto tempo armazenamos seus dados e onde?

A Lumar Telecom – Agente Autorizado Claro armazena seus dados apenas pelo tempo necessário para atingir as finalidades informadas a você.

Quando for preciso reter seus dados por mais tempo, analisaremos:

  • se temos uma obrigação legal, regulatória, contratual ou imposta por autoridade competente de reter dados pessoais;
  • se são necessários para manter registros históricos, comerciais e financeiros precisos ou para atender determinações internas da Claro, inclusive para exercício regular de seus direitos;
  • se são necessários para cumprir a lei, como nos casos em que for preciso fornecer dados às autoridades públicas ou mesmo para defesa em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

 

Confira alguns exemplos de prazos de retenção pela Claro:

  • 6 meses: registros de acesso a funcionalidade de internet nos aplicativos da Claro.
  • 1 ano, no mínimo: registros de conexão à internet, mas sem guardar os registros de acesso.
  • até 6 meses: gravação da interação entre você e atendente no SAC.
  • 5 anos, no mínimo: documentos fiscais que englobam dados das ligações efetuadas e recebidas, data e horário de duração e valor da chamada.
  • 10 anos: dados cadastrais e de faturamento.

 

Seus dados são armazenados de forma segura, em servidores nos data centers situados no território brasileiro, nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Além disso, também são armazenados em nuvem, em servidores localizados no território estrangeiro, como nos Estados Unidos com graus de proteção de dados pessoais adequados ao previsto na Lei. Ainda assim, seguimos atentos às orientações da ANPD, que regulamentará esse tipo de tratamento.

Medidas de Segurança: como seus dados são protegidos?

Para manter sua privacidade e segurança, nós utilizamos:

• soluções e medidas técnicas de segurança, buscando preservar a inviolabilidade dos dados compatíveis com os padrões internacionais e com as boas práticas do setor;

• medidas de segurança apropriadas na atuação contra os riscos de perda acidental ou ilegal, alteração, divulgação ou acesso não autorizado.

Apesar do nosso compromisso em utilizar as melhores técnicas de segurança, não conseguimos controlar tudo. Por isso, é importante que você também esteja atento aos cuidados que precisa tomar com os seus dados. Confira aqui nossas dicas para prevenção: https://www.claro.com.br/seguranca.

Destacamos que a transmissão de dados pela internet não é completamente segura por diversos fatores, como fatores de rede e de operação. Então, apesar de fazermos o nosso melhor para proteger seus dados, não temos como garantir a completa segurança dos dados transmitidos para nossas plataformas.

Atenção! No caso se suspeita de violação de segurança, entre em contato com a nossa equipe de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT): csirt@claro.com.br.

Seus dados podem ser compartilhados?

Sim! Quando necessário, podemos compartilhar seus dados com terceiros, que podem ser:

autoridades administrativas e judiciais, para cumprimento de obrigação legal ou para auxiliar na investigação de atividades suspeitas ou ilegais;

 

escritórios de advocacia, assessorias jurídicas e outros representantes legais, quando necessário para defender nossos interesses em procedimentos administrativos, arbitrais ou judiciais;

 

Setor Público, em casos de requisições de autoridades administrativas competentes e eventuais decisões judiciais;

 

empresas do mesmo grupo ou afiliadas, para possibilitar a operacionalização das nossas atividades, o alcance dos resultados de nossas pesquisas e a divulgação desses indicadores, Esse compartilhamento pode envolver: a América Móvil no Brasil – Claro S/A, além de outras empresas que compõem o grupo como NET Serviços de Comunicação S.A. (NET), BrasilCenter Comunicações LTDA. (BCC), Claro Nxt Telmex, Embratel TVSAT, Americel, Global Hitss, Brasil Center e Instituto Claro;

 

parceiros de negócios e prestadoras de serviço, para viabilizar a atuação de canais de comunicação e de marketing e fornecer estrutura necessária aos nossos serviços. Confira algumas dessas empresas e parceiros: 

Empresas de Call Center: Atendimento a clientes e clientes prospectivos.

 

Empresas de Serviços Técnicos: Instalação e manutenção de serviços Claro, como TV e Internet.

 

Empresas que comercializam conteúdos via Claro: Comercialização de conteúdos de Terceiros, incluindo conteúdo Claro Vídeo, nos canais de vendas da Claro que precisam de algumas informações para ativarem os conteúdos, assinaturas, acessos e faturamento.

 

Empresas de Crédito e Cobrança: Cobranças e faturas em aberto.

 

Empresas de Soluções de Crédito e Data Analytics, Instituições Financeiras e Parceiros de Negócios:

  • Fornecimento de insumos para o desenvolvimento de produtos voltados à análise e concessão de crédito e soluções antifraude.

  • Para fins econômicos com objetivo de proteção ao crédito e prevenção à fraude, inclusive para desenvolver e aprimorar produtos e serviços que possuem essas finalidades.

  • Para melhorar nossos serviços.

 

Empresas de Solução Antifraude:

  • Prevenção a fraude através de verificação de autenticidade de imagem em documentos e em fotos e biometria facial

  • Validação de identidade pelo produto Face Match fornecido pela Claro.

 

Parceiro da solução de voz para controle remoto: Interpretação de áudio e reconhecimento e execução do comando dado através de controle remoto do set up box.

 

Agentes autorizados: Venda de produtos e serviços com a marca Claro.

 

Parceiros de Análise de Dados: Produção de relatórios desenvolvidos a partir de dados agregados e anonimizados.

 

Parceiros de Televendas: Oferta de produtos e serviços por ligações ou SMS. Nesse caso, consultaremos antes se você chegou a pedir para não ser chamado.

 

Parceiros de Streaming ou serviços digitais: Confirmação da aquisição do produto e realizar contato para que você possa fazer a ativação.

 

Companhia Seguradora: Cobertura do seguro de aparelhos celulares, cobrança do prêmio na fatura e concessão de descontos do prêmio, conforme o perfil de consumo identificado pela Claro.

 

Parceiros de Publicidade: Garantia de que os serviços oferecidos por nossos parceiros sejam adequados ao seu perfil, considerando seu histórico de consumo e visualização, histórico de navegação na internet, ofertas contratadas e pesquisadas.

Também poderemos compartilhar dados em situações de alguma operação societária, como fusão, aquisição, cisão e incorporação. Nesses casos, utilizaremos cláusulas contratuais específicas para garantir que o terceiro que receberá seus dados utilize a proteção adequada.

Ainda, se o terceiro estiver localizado fora do Brasil, além de garantir a segurança e proteção dos Dados Pessoais por meio de contrato, a Claro utilizará uma das hipóteses legais de transferência internacional autorizadas pela legislação.

Quais são os seus direitos como titular de dados pessoais e como você pode exercê-los?

• saber se tratamos seus dados pessoais e quais;
• anonimizar, bloquear ou eliminar dados desnecessários, excessivos ou tenham sido tratados em desconformidade com a lei;
• solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto;
• pedir a revisão de decisões unicamente automatizadas que afetem seus interesses;
• corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
• eliminar dados tratados com o seu consentimento;
• saber com quem seus dados são compartilhados;
• se negar a consentir ou revogar o consentimento para a atividade de tratamento. Nesse caso, informaremos sobre as consequências da negativa

Você poderá exercer seus direitos a qualquer momento e de forma gratuita. É só entrar em contato com nosso Encarregado pelo Portal de Privacidade ou pelo e-mail dpo@claroatendimento.com.br

Antes de respondermos a qualquer requisição, podemos pedir que você nos forneça algumas informações ou documentos para confirmar sua identidade. Isso porque não atenderemos requisições que envolvam dados pessoais e documentos de outros titulares, exceto se houver procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro titular por você.

Além disso, em casos específicos, é possível que a sua requisição não seja atendida. Se isso acontecer, nós explicaremos os motivos.